quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Tóin - Dança para bebês

Essa semana levei as meninas ao teatro pela primeira vez. Posso dizer que começamos com o pé direito, fomo ver a peça Tóin! 
Mas afinal o que é o Tóin? É um projeto idealizado pela Muovere Cia. de Dança e destinado à crianças de 0 a 3 anos e seus cuidadores, mas sei de mamães que vão desde que os pacotes ainda estão no forninho.
Podemos dizer que Tóin se divide em duas partes: um espetáculo de dança para os bebês e uma oficina de dança para os pequenos e seus cuidadores.
O espetáculo foi criado a partir de uma ideia simples e inspiradora: utilizar a dança como brinquedo, aquilo que os bebês fazem com uma excelência imaginária contagiante. Os diretores e bailarinos se inspiraram num conjunto de temas literários infantis e contemporâneos, transversalizados com valores culturais da tradição local e universal, valorizando linguagens das mídias digitais. Já a oficina visa estimular a motricidade, a sensibilidade e os laços afetivos entre os pequenos e seus cuidadores, através de conteúdos despertados pelo espetáculo. Através de exercício coreográfico aplicado, auxilia no preparo do bebê a desenvolver os sentidos do seu próprio corpo, a dominar suas posições e a ampliar e reconhecer o seu repertório corporal; além de tonificar suas ações musculares, norteando-o para o aprimoramento da psicomotricidade em cada etapa da sua vida, ou seja, o processo de maturação, em que o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
Tóin mostra, de forma lúdica e sensível, um universo mágico de movimentos que sensibilizam e provocam o imaginário dos bebês.
O espetáculo que foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna em 2011, tem concepção e direção geral e coreográfica de Jussara Miranda e direção artística de Diego Mac.Integram o elenco de bailarinos Joana Amaral, Lauren Lautert, William Freitas e Denis Gosch. Trilha sonora: Marcelo Delacroix e beto Chedid. Produção: Marcelinho Zola. Iluminação Maurício Moura. Figurinos: Antonio Rabadan.
E o que eu achei de Tóin? Seria mais fácil eu mostrar o vídeo que fiz com as meninas no palco no momento da oficina do que por em palavras. O elenco transborda emoção, encantamento, e alegria durante toda atuação e depois dela! É um convite irrecusável à ludicidade. Ter visto os olhares atentos durante todo espetáculo das gêmeas já é mais do que suficiente para dizer que Tóin vai além do que propõe. A iluminação indo de encontro com a música e a coreografia, faz com que nossos pequenos experienciem novas e incríveis vivências. 
E para fechar com chave de ouro: impossível ir saindo do teatro sem cantar a Dança dos Palitos!

Maiores Informações: 
www.dancaparabebes.wordpress.com
ou pelo fone (51) 96662409

Nenhum comentário:

Postar um comentário