terça-feira, 2 de setembro de 2014

Visitas ao dentista

Imagino que muitas de vocês que já levam os filhos ao dentista desde cedo, deve ouvir muito: “Dentista nessa idade? Mas ele nem tem dente!”
Acho que todos nós ouvimos falar que temos que ir ao dentista de uma a duas vezes por ano.
 Isso não está errado, mas se formos pensar na questão dos nossos pequenos, dependendo do risco que cada um apresenta para os problemas bucais, e pensando principalmente no vínculo que eles estabelecem com o profissional, é muito legal que as visitas sejam mais frequentes.
Apesar de muitas pessoas pensarem que os dentes de leite “vão cair de qualquer forma”, o cuidado com essa primeira dentição é fundamental para criar bons hábitos e garantir que a dentição permanente se desenvolva com saúde.
 Cada profissional sabe qual o número de visitas necessárias para cada caso. Eu acredito que a cada 4 meses, principalmente nos estágios mais iniciais, (quando os dentes estão erupcionando e a alimentação mudando ou naquelas birras que eles fazem por não quererem escovar os dentes) é muito importante que eles criem uma aproximação maior com o profissional, sentindo-se à vontade no consultório, e aos poucos vão colaborando sozinhos para o tratamento ou revisão.
Cuidamos ao máximo para que não precisar fazer procedimentos para tratamento de cáries e etc, mas e se acontecer? Não é muito melhor descobrir logo no inicio, e já tê-los acostumados com o dentista? Facilita para todos os lados!
Quando a criança vai ao dentista somente para resolver problemas, ela acaba assimilando as visitas a procedimentos chatos, dor, ansiedade e acaba desencadeando o medo que muitos adultos têm por aí.
Além disso, as instruções de controle de dieta e higiene ficam mais “fresquinhas” na cabeça atarefada das mamães. Quando eles são maiores, a cabeça deles também funciona dessa forma: reforçando as orientações. Eles lembram o que o dentista combinou com eles, criando uma relação de amizade, muitas vezes ajudando a se conscientizarem da importância do auto-cuidado.

Beijos e até a próxima!

Mariana Ilha é formada em Odontologia pela PUCRS, fez especialização em Odontopediatria na UFRJ e é mestranda na ULBRA. Atualmente tem consultório em Passo Fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário