quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Como lidar com os sintomas indesejados da gravidez

Parece que é automático, é só falarmos que estamos grávidas que a primeira coisa que perguntam "Está enjoando muito?".
Eu tive sorte, praticamente não enjoei nada. Segui uma dica que a minha mãe me passou e que fazia quando estava grávida de mim: comer alguma coisinha quando acordar e esperar uns minutos para levantar. Aproveitem mamães, pelo menos o café da manhã na cama está garantido por 9 meses! E pensando em todo esse desconforto que esse período pode trazer para algumas mulheres, que a Viviane começa hoje a coluna de Nutrição. Daqui 15 dias tem um novo post dela!

COMO LIDAR COM OS SINTOMAS INDESEJADOS NA GRAVIDEZ
Durante a Gravidez nem tudo é um mar de rosas, alem das mudanças hormonais e físicas, é muito comum que a grávida sinta alguns sintomas indesejados como náuseas (famoso enjoo), azia, flatulência e edema (inchaço). Algumas orientações nutricionais podem amenizar esses sintomas:
AZIA
Evitar café preto em jejum, chá preto e mate.
Dar preferência ao chá de camomila, erva-doce, erva cidreira, chá de frutas.
Evitar bebidas alcoólicas, excesso de açúcar, doces e gorduras.
Evitar temperos picantes como pimenta do reino e molho inglês.
Preferir alho, cebola, cheiro verde, orégano, manjericão, coentro.
Evitar deitar logo após as refeições.
Dividir as refeições em 5-6 por dia, sem comer grande quantidade de alimentos em uma refeição só.
Comer devagar e mastigar bem os alimentos.
ENJÔO
Ao acordar, comer 2 ou 3 torradas (ou bolachinha cream cracker) e esperar alguns minutos antes de levantar.
Evitar alimentos gordurosos e muito condimentados.
Comer alimentos frios, secos ou pastosos, mingaus, vitaminas.
Utilizar gengibre e ervas frescas ao preparar as refeições.
Chupar limão, gelo e beber água de coco.
Comer devagar e mastigar muito bem os alimentos.
Não tomar líquidos rapidamente, tomar em goles pequenos.
Dividir a dieta em pequenas refeições ao dia.
FLATULÊNCIA (formação excessiva de gases)
Evitar repolho, couve, couve-flor, brócolis, rabanete e nabo.
Evitar excesso de cebola, alho feijão, soja, lentilha, ervilha, batata doce, passas, açúcar e doces.
Lembrar novamente que comer rápido e mastigar mal os alimentos faz com que a digestão não seja perfeita e facilite a formação de gases.
HIPERTENSÃO ARTERIAL E EDEMA (Inchaço)
Controlar o sal , preparando todos os alimentos sem o condimento e colocando 1 colher de café rasa de sal sobre o prato do almoço e jantar.
Evitar os produtos industrializados que contenham muito sal (enlatados, embutidos) e os temperos prontos.
E para as gestantes que sofrem de prisão de ventre, aí vai uma receita de coquetel laxativo:
Constipação Intestinal
½ mamão
1 laranja
2 ameixas sem caroço(após deixar de molho na véspera)
2 colheres de sopa de farelo de trigo
½ copo de iogurte
Bater tudo no liquidificador, e dar preferência para ingerir em jejum.
Viviane Noimann é formanda do curso de Nutrição da Pucrs e é mãe da Maria Eduarda de 19 anos e do Heitor de 5 anos.

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